Ser 'sósingular'?

"Sósingular s. (do inglês quirckalone) - pessoa que gosta de ser solteira (mas não se opõe a ter um relacionamento) e geralmente prefere estar sozinha a namorar só para fazer parte de um casal. Com características únicas e espírito otimista; uma personalidade que transcende o estado civil. Também adj. de, relacionado a ou sósingulares encarnados. Ver também: romântico, idealista, independente. Em pares ou sozinhos, homens ou mulheres, locomotivas sociais ou bichos do mato, os sósingulares estiveram entre nós, invisíveis até agora. Por meio da criação de um novo mundo, essa tribo ganhou uma voz". Eis a sinopse do livro Sósingular: Um Manifesto Para Românticos Irredutíveis, de Sasha Cagen. Identificou-se? Bem-vindo ao clube dos solteiros assumidos - e felizes. Ou, em outras palavras, dos adeptos, por opção (ou falta de), da doce e tentadora liberdade. Não vou questionar aqui se isso é bom ou não. Se a individualidade está se sobrepondo ao compartilhado, à entrega, às demonstrações de fragilidadee e à reciprocidade necessária para que o mundo não se transforme em sistemas de clonagem e reprodução em série.

Kandinsky, 1911


Nenhum homem é uma ilha? Eu sinceramente não sei. Viver isolado de todos é ruim, pelo menos no meu entender, mas, cada um com as suas convicções. Conheço pessoas que namoram ou estão casadas há anos só por comodidade. Rola aquele papo de "não está bom nem está ruim, então deixa por isso mesmo". São transparentemente infelizes, mas vão tocando a vida no automático. Ter alguém por companhia ou só para distração é paliativo. Um dia você cresce e sente falta de carinho, de amor, de sentimentos incondicionais e verdadeiros. Conheço outras pessoas, ao contrário, que, sozinhas, seguram o tranco no trabalho, nos estudos, na família, nas viagens, nas festas de final de ano, e nem por isso deixam de ter sempre um sorriso no rosto. Se você se sente bem solteiro, voilà, celebre a vida com toda a intensidade que ela permite. Enquanto o amor da sua vida não chega, assuma, se lhe convém, a sua sósingularidade. Nada de enlouquecer procurando alguém só para ajudar nas compras do supermercado, para fazer companhia na festa de casamento do seu primo, ou para ajudar a escolher a cor das almofadas que você precisar trocar em casa. Se o seu par ideal (e sem muitas idealizações aí, porque é perigoso) não estiver rondando o seu caminho por esses tempos, abra as portas da sua alma, do seu coração, e viva o lado bom da solteirice. Ser singular pode ser bacana. Só não faça disso uma certeza. Não deixe de amar por medo de perder a individualidade. Se você estiver de bem com a vida, ela se garante por si. ;)

********

Em tempo: tudo tem seu tempo. Sorte que para os felinos ele corre um pouquinho mais rápido! :))

4 comentários:

  1. Adoorei! ;D

    Teu blog tá lindo, e muito bem escrito, como de costume.

    Vou continuar visitando :}

    e deixarei uma frase do filme "Sociedade dos poetas mortos"

    "Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho, lemos e escrevemos poesia porque somos humanos."

    Só que muda poesia, pelos nossos textos ^^

    um beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, Dani!!
    Antes só do q mal acompanhado...
    Muito bem escrito!!
    Mas nao entendi se foi indereta ou nao...
    Adoro estar em relacionamento.
    É mto bom!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi fro!
    Não sei pq, mas m identifiquei um pouquinho com o texto...Lembrei d muitas conversas q tivemos :)
    Muito bom mesmo...
    Um pequeno puxão de orelha! hehehehe
    Saudades...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. laura e lê, queridas mais que queridas, agradeço de coração pelo carinho de sempre. :)

    vini, réplica só na tua volta pro brasil, ok? rsrs... agora, falando sério, obrigada pela visita aqui no blog. solteiro, ou não, tu és um amigo 'querido demais da conta'! :D

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.