Bem mais que os meus trinta e poucos anos...



Certa vez li um texto do Affonso Romano de Sant´Anna no qual ele dizia que, a partir dos trinta anos, é, figurativamente, hora de começar a pagar as promissórias emitidas até essa idade. Seguem alguns trechos:


"Quatro pessoas, num mesmo dia, me dizem que vão fazer 30 anos. E me anunciam isto com uma certa gravidade. Nenhuma está dizendo: vou tomar um sorvete na esquina, ou: vou ali comprar um jornal. Na verdade estão proclamando: vou fazer 30 anos e, por favor, prestem atenção, quero cumplicidade, porque estou no limiar de alguma coisa grave.

(...)
Até os 30, me dizia um amigo, a gente vai emitindo promissórias. A partir daí é hora de começar a pagar. Mas também se poderia dizer: até essa idade fez-se o aprendizado básico. Cumpriu-se o longo ciclo escolar, que parecia interminável, já se foi do primário ao doutorado. A profissão já deve ter sido escolhida. Já se teve a primeira mesa de trabalho, escritório ou negócio. Já se casou a primeira vez, já se teve o primeiro filho. A vida já se inaugurou em fraldas, fotos, festas, viagens, todo tipo de viagens, até das drogas já retornou quem tinha que retornar."


Sábias palavras. Estou começando a entender, e a viver, os trinta. E o lado bom dos trinta e poucos. Não sei o porquê, mas os tal de "inta" são um marco. Você chega lá e, quase que obrigatoriamente, deve ter objetivos bem definidos, e não mais apenas os sonhos dos agitados vinte e tantos. Não, nada de viver sem sonhos, eu sei. Mas no meio-termo da vida não dá mais para viver só deles. E vai saber por que nos trinta? O trinta, segundo as enciclopédias, é só um número natural que segue o vinte e nove e precede o trinta e um. Alguns meses do ano têm trinta dias. Rivalidades entre católicos e protestantes deram origem à Guerra dos Trinta Anos. Jesus teria iniciado a vida pública aos trinta. Trinta são duas vezes quinze. Trinta, trinta, trinta. Resumo do meu rock e dos meus, mais de trinta, aproveitados outonos: Não tem explicação. Só vivendo e aprendendo. Daí dá para ter ídéia do que rola nessa entusiasmante terceira década da vida.


****



Em tempo e no tempo certo: Um ano depois dos trinta. Nova. E de bem com a vida. :))


6 comentários:

  1. Dani querida,

    Mais uma etapa a ser vivida bate se apresenta... a dos "inta"! Um marco?! Talvez... Uma certeza: mais um trecho do caminho a ser trilhado na busca do auto-conhecimento! Uma fase de concretizações... Como mesmo falaste: "só vivendo e aprendendo"!
    Eu, no alto dos meus 1/4 de século, rsrsrs..., creio na importância de cada fase! Cada etapa! Cada sonho! Cada concretização! Viver intensamente cada momento!

    Amiga,

    Tempo de plantar!
    Tempo de germinar!
    Tempo cultivar!
    Tempo de colher!

    Que todos os tempos da tua vida sejam iluminados! Que a luz do sol seja intensa! Tão intensa quanto o teu próprio brilho!

    Te adoro muito!

    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

    Mil Beijos,

    Cissa

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei lá.
    Mas é certo que 30 é só o resultado de mais uma soma qualquer. O importante é ter esses outonos incontáveis dentro de um ano só.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Vc está certíssima!
    Temos que saber viver cada idade.. cada etapa da vida...
    Até pq ficar se lamentando não vai fazer o tempo voltar atrás né??! =)

    =*

    ResponderExcluir
  4. Querida Dani,

    Estava navegando agora pouco recordando dos amigos. Amigos estes, que se afastam ou afastamos...não por nosso desejo, mas sim pelas sábias palavras que mencionas abaixo.

    Transcrito - Cumpriu-se o longo ciclo escolar, que parecia interminável, já se foi do primário ao doutorado. A profissão já deve ter sido escolhida. Já se teve a primeira mesa de trabalho, escritório ou negócio. Já se casou a primeira vez, já se teve o primeiro filho. A vida já se inaugurou em fraldas, fotos, festas, viagens, todo tipo de viagens.
    Sábias palavras. Estou começando a entender, e a viver, os trinta. E o lado bom dos trinta e poucos.

    Parabéns! fFico contente pelo niver, e mais uma etapa vencida.

    Bom! Eu já não tenho muito o que falar, estou quase aposentado, vendo os meus sonhos realizados...

    Um grande beijo do Amigo Paulo!

    ResponderExcluir
  5. Abraços poéticos, abraços em todas as estações de ti.

    ResponderExcluir
  6. obrigada, de coração, a todos pelo carinho. :))

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.