genealogia

Darlyne A. Murawski

Minha mãe não morreu. E ainda assim eu não digo a ela o tanto de amor que há aqui. Aliás, digo. Mas digo pouco. Ela merece mais. As mães nunca erram. E a minha é um punhado de acertos. Um punhado bem grande. Reconhece a minha voz e as minhas dúvidas. Mães acalentam, exageram, protegem. São aqueles anjos que podem ser vistos de perto e que têm abraços em lugar de asas. Anjos terrenos. Um sem-fim de ternura.

Meu pai tem quase oitenta anos. Eu tenho pouco mais de trinta. E faço de conta que sei mais do que ele em tudo. Mentira! Meu pai tem de sobra o que eu ainda sequer cheguei perto: experiência.

Os filhos fingem que acertam. Os filhos erram. E insistem em acreditar que os pais são eternos. Não são. Eles partem no dia em que você menos imagina. E deixam as roupas, os livros, e as lembranças de quando, em criança, um domingo era uma festa, um sorriso era um presente, ganhar um doce era a felicidade. Sem precisar de mais nada. Bastava o carinho do colo, a segurança do sono velado. Bastava.

Um dia, quiçá, vamos aprender a dar aos pais o que eles nos ofertaram sem condição. Um dia talvez percamos a vergonha, a cara fechada quando recebemos um conselho, e a timidez para falar eu te amo. Tomara que um dia os filhos sejam pais em tempo de ainda agraciarem com coisas doces os sentidos de quem lhes deu a vida. Tomara.

9 comentários:

  1. Felinea
    Deixar ser filho para ser pai é um aprendizado difícil, porém nunca deixamos de ser filhos, o que acontece é um olhar de diferentes ângulos. Mas dizer "eu te amo" é um pacto que fiz comigo mesma para aqueles que amo.
    Amanhã pode ser tarde demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. é de hoje que vivemos.

    obrigada pela visita :))

    ResponderExcluir
  3. Por que teimamos em ser tão teimosos? E não vemos o que está na nossa frente?

    Felizes os que amam sem preocupação e demonstram sem medo.

    Beijos. :))

    ResponderExcluir
  4. porque a teimosia é humana. e o amor é divino.

    que bom que estás aqui e que podemos dividir esta vida juntos.

    beijos e miados felizes :))

    ResponderExcluir
  5. a ordem das coisas, caro Jester!

    ;))

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desta tua postagem. Fiquei muito emocionado porque lembrei do meu pai. Escrevi algo pra ele um ano após sua morte. Pensei em tudo o que poderia ter escrito antes, enquanto ele era vivo, mas nunca fiz.
    Enfim, se tiveres interesse em ler, basta clicar em ABRIL / 2009. O título da postagem é "PERDAS E MISTÉRIOS". Beijos e obrigado pelas lágrimas bonitas. Chorar desafoga o peito, mas eu acho que tu sabes de tudo isso, não?

    ResponderExcluir
  7. Sem palavras...

    Expressar o amor é sempre muito lindo!!

    Adoro passar por aqui!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Cissa, querida,

    que bom te encontrar aqui :)

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.