Paraísos reais




Férias me provocam constantemente a pensar em paraísos. No plural, porque, para mim, não deve existir só um. O Jardim do Éden não me agrada porque me parece perfeito demais. Sei, paraíso é para ser perfeito. Ou não, como diria o Caetano Veloso, que, esclarecendo, não é meu favorito em nada, mas a frase veio a calhar, por isso o citei. Tudo o que é muito perfeito perde a graça. Não estou fazendo apologia ao caos, mas um pouco de contravenção às regras pode ser saudável. Segundo a Enciclopédia Wikipedia, paraíso é o "lugar descrito por diferentes religiões onde o clima é ameno, há abundância de alimentos e recursos, e não há guerras, doenças ou morte. Normalmente, a vida no paraíso seria a recompensa após a morte para as almas dos que seguem corretamente os preceitos de cada religião". Considerando que eu prefiro conhecer o paraíso ainda neste plano, tal conceito também não me satisfaz. Pôxa, é possível criar paraísos mais reais, sem tanta utopia, tudo depende do ponto de vista. Perguntei a alguns amigos o que pensavam sobre o tal paraíso. Antes de mais nada, notei que criatividade não falta nas mentes que me acompanham, e isso me deixa feliz. Falta de criatividade, assim como de bom humor, é maçante. Não me surpreendeu saber que o sr. paraíso é visto pela maioria das pessoas que questionei como um lugar lindo (o adjetivo foi o mais usado pelas mulheres), divino e ensolarado (alguém lembrou até de definir o clima) e que, para ser paradisíaco, tem que ter alguém especial por lá, fazendo companhia. Para os homens, o alguém especial poderia ser, no caso, a Juliana Paes ou a Jessica Alba, que, confesso, até então eu desconhecia. Ou seja, o paraíso só é paraíso se for bonito e se estiver nele aquela pessoa especial, preferencialmente, cheia de amor para dar. Bem, fora a hipótese de ser divino, os conceitos de cada um dos meus amigos se aproximaram do meu. O paraíso é um lugar bonito aos olhos de quem vê, é leve, traz uma sensação boa de paz e completude, e fica inigualavelmente melhor se o amor da sua vida estiver junto.O que me chamou a atenção é que, na visão deles, com poucas exceções, parece sempre ser algo inatingível, ou no mínimo, que exige algum sacrifício em troca dos benefícios que oferta. Nisso eu discordo. Concluí que eu tenho vários paraísos. A minha casa é meu paraíso nos dias em que o corpo e a mente pedem sossego. Ter um trabalho que me dá tempo livre para escrever e fazer coisas que gosto se torna o paraíso de segunda a sexta. O aconchego da minha família e dos meus amigos me dá o estímulo necessário para enfrentar os problemas que porventura surgem. Está aí o meu caminho para o Nirvana. E, claro, aquela pessoal especial que me faz derreter só com um beijo e um olhar, quando está ao meu lado, faz o paraíso surgir lindo como nunca, seja em um banco de praça ou debaixo de um edredon. Enfim, recadinho felino para o final de semana: faça da sua vida um paraíso (ou vários). Faça ela ser bonita, no lugar onde você estiver e com quem você amar. Assim vai ficar fácil o paraíso ficar ali, bem ao seu alcance.


Uma felina na paz do interior do Estado...
E eu não lembrava que esta minha terrinha é tão fria! Mas mesmo assim pode ser o paraíso! Roonnn...

2 comentários:

  1. Dani, acho que como tudo na vida o conceito de paraíso também é relativo...

    Paraíso como um lugar bonito? pode ser pouco... do que vale estar em um lugar bonito, mas estar cheio de problemas...

    Paraíso é uma mulher como a Juliana Paes? menos ainda...

    Sem complicar ou divagar demais, o paraíso possui entendimentos diversos, mas todos eles envolvem as sensações de tranqüilidade, satisfação e paz interior, mas nem sempre estão no mesmo lugar ou são a mesma coisa e nem por isso deixam de ser reais.

    O meu paraíso é estar de bem comigo ... são meus amigos, minha familia e todos aqueles que são importantes para mim tão bem quanto eu...

    os paraísos reais estão dentro de nós mesmos e às vezes basta receber um sorriso em um dia cinza para que possamos encontrá-lo.

    bjo. e parabéns, lindo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Lu querido:

    hoje o dia não está cinza, mas o meu sorriso é o mesmo de sempre para ti. obrigada pelo carinho das tuas palavras.

    bj.

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.