Nas graças da gata...


Se caiu nas minhas graças, merece estar aqui. Este texto é de um amigo muito querido. Colega de trabalho, de almoço, de conversa séria e de molecagem. Forte no nome e na personalidade. Tem um coração enorme e um ombro que me acalenta sempre carinhosamente nas horas de sufoco. Por isso, merece um espaço especial não só na minha vida, mas no meu cantinho. Beijos amigão. Que a tua vida seja uma sucessão de momentos felizes daqui em diante! 


O SEGREDO
por Pedro Calil*

*Ele por ele: músico apaixonado e compositor sem televisão

Rhonda Byrne parece mesmo ter conseguido voltar os olhos do mundo para sua velha novidade: The Secret - O Segredo. O livro de auto-ajuda e programação neuro-lingüistica, óbvio recordista de vendas, ganhou adaptação para o cinema e, com isso, a minha revisão crítica sobre a coisa. A idéia central é a mesma que mantém em constante esvaziamento as prateleiras mais cobiçadas das livrarias, bancas de revistas e até mesmo de algumas farmácias (ou você é do tempo que farmácia vendia Aspirina?): a de que somos o que acreditamos ser e a de que atraímos o que queremos ter. E esta idéia não é nada má, pensamento positivo comprovadamente faz bem. Agora, o formato dado ao filme é patético. Meia dúzia de participantes se alternam em depoimentos que ameaçam a titulação acadêmica exibida na legenda. É muita ginástica facial, chega a lembrar os vendedores de sabonete da Amway. Ao fundo, desenhos de átomos e outras alegorias comprometem a atenção do espectador. Mas o que faz o filme desmoronar é a insistência no uso do “segredo” para servir ao consumismo. E isso é escancarado. Há espaço para um e outro caso de superação, de conquistas de outra ordem, ficando o grosso com o investimento em bens de consumo. O menino sonha com uma bicicleta, o jovem, com ares de semi-retardado, um carro esportivo, e o coroa quer uma mansão. Talvez a autora se justifique argumentado que assim a mensagem fique mais inteligível ao público. Eu não ficaria assombrado com a cara-de-pau. Enfim, os velhos conselhos de mãe em formato fast-food. Mas segredo, se bem me lembro, não se conta.


Título: The Secret - O Segredo
Autor: Byrne, Rhonda
Editora: Ediouro (rj)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.