Previsões ciganas


Centro de Porto Alegre. Calor do sol beirando os trinta graus. Meu corpo pedia água tônica gelada (hoje eu gosto de coisas que aos meus dezoito anos detestava) e meus pés queriam descanso. No meio do caminho não havia pedras, mas pombos, como é de se esperar nas redondezas do Mercado Público, e, entre eles, uma cigana que me deu ótimas notícias em um início de tarde de final de semana de início de mês: "moça bonita (e só aí ela já me fez ganhar o dia) a linha da vida começa e termina no teu coração. A tua vai ser longa e feliz". Opa, meu superego cutucou, parece final de novela. Tri perfeitinho. No complemento das palavras daquela senhora com vestido colorido e tilintantes pulseiras nos braços veio o encanto do momento: "tira os pés do chão e voa, menininha", disse ela. Ri, pensando: tolice. Não se sabe do futuro de ninguém pela palma da mão. Ela se despediu, com um olhar e uma serenidade que ficaram na minha memória. Dois passos à frente eu senti uma leveza de espírito inexplicável, que durou até o final do dia. Quem sabe ainda esteja aqui, em um pedacinho do coração. Na simplicidade do gesto de uma cigana, entendi que a vida acontece em ciclos. Na palma da mão está a linha. No coração, o permitir-se voar. :)

Arte: Rose Garden, do Paul Klee. E letra da Zélia Duncan para inspirar o início desta noite...

Easy,
fique bem easy, fique sem nem razão
Da superfície
livre
Fique sim, livre
Fique bem com razão ou não, aterrise


Alma,
daqui do lado de fora
Nenhuma forma de trauma
sobrevive

Abra a sua válvula agora
A sua cápsula alma
Flutua na
superfície lisa, que me alisa, seu suor
O sal que sai do sol, da superfície
Simples, devagar, simples,
bem de leve a alma ja pousou, na superfície

ღ♥ஜ ღ♥ஜ ღ♥ஜ ღ♥ஜ

3 comentários:

  1. Ás vezes um simples sorriso nos faz ganhar o dia. Uma cigana como essa nos faz ganhar o mês!!!!!
    Um ótimo setembro... Visto “de cima”... hehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo!! Nossa.. adorei mesmo

    aliás, teu blog tá lindo!

    beijão ;*

    ResponderExcluir
  3. nada como um pouco de magia na vida... simples assim. :)

    beijos nas duas e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.