No meio do caminho havia um sonho

Feriado de dias nublados. Aliás, que semana, não? Dias e dias de um cinza que teima em não sair do céu. Mas, nada que um passeio entre mar e campo não tenha me ajudado a sair de trás das nuvens e encontrar o sol. Enquanto alguns amigos foram aproveitar os dias de folga em lugares mais distantes, eu fiquei aqui por perto. E, correndo ao encontro dos meus sonhos (isso é assumidamente um vício, então desisti de desistir dele), resolvi, antes de rumar ao litoral, desviar o caminho e entrar em Santo Antônio da Patrulha, um dos Municípios mais antigos do Estado. Eu sabia que lá alguma coisa chamaria a minha atenção. Programa de índio? Bem, cada um com o seu. Mas, acredite, neste pelo menos as 'ocas' são de um lindo colorido.



Mil vezes bah! Adorei aquelas ladeiras com casas antigas. A de número 712 (essa aí da foto acima), por razões que a minha razão desconhece, me encantou particularmente. Ei, não deixei de ser urbana, ok? Mas a paz do interior às vezes faz bem. Resumo da ópera, ou do drum n' bass, que era o que eu ouvia quando cheguei na cidade: o lugar me cativou. E os quitutes que são feitos por lá? Esqueça as calorias. A Casa dos Sonhos, localizada na entrada da cidade, é uma graça. Segundo me informou uma das vendedoras de sonhos (isso que é responsabilidade hein?), o casarão data de 1947. Certo que, tão logo eu olhei para o piso da parte interna da casa, pensei: isso é das antigas. Mas, que fique claro, é um "das antigas" muito bem conservado, assim como todo o lugar. Tente abstrair a parte do salão maior, a única coisa que me pareceu um tanto fora do contexto, e saboreie sem pressa uma das delícias do cardápio. Difícil resistir. Está esperando o quê? Sair da Freeway e rumar para San´Antônio, como dizem os seus moradores, pode ser um passeio bacana. Aproveite para voltar pela RS 030. Pista única, eu sei. Mas para quem quer prolongar a sensação de paz do interior, vale a pena. ;)

**************

http://www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.