Temporariamente alquímica

Lembro que há alguns anos li "A Profecia Celestina", do James Redfield, seguida de "A Décima Profecia". Foi uma fase eu que eu me forcei a gostar de livros de auto-ajuda, sabe-se lá por qual motivo. Era um desejo incontido de me aventurar no mundo das leituras mais leves. Tentativa falha. Não gostei e não gosto até hoje do gênero "tudo vai melhor se você sorrir para o mundo". Prefiro a filosofia pura. Mil vezes Nietzsche. Sem rodeios. A filosofia, como dizem, te quebra as pernas. É direta. Mas o efeito é infinitamente mais construtor do que a auto-ajuda paliativa de letras bonitinhas em cor-de-rosa.

Retomando. O que lembrei, daquele texto da Profecia Celestina, foi a mensagem de que precisamos aproveitar as oportunidades. A vida estaria cheia delas. Basta sentir e interagir. Acreditando ou não, eu tenho desviado minha atenção, nestas últimas semanas, para entender alguma coisa sobre alquimia. Coincidência, pode ser, mas quase tudo, da mais banal atividade diária a decisões sérias, tem me remetido ao universo alquímico. Por isso hoje resolvi encarar o recado providencial de frente. O despertador tocou ao som de Jorge Ben cantando que os alquimistas estão chegando. Ok, pensei com os meus botões, agora basta. Sempre me interessei sobre a Idade Média. A alquimia está ali também. Não vai ser sacrifício entrar no universo que tende à perfeição e onde, literalmentetudo, tudo o que reluz é ouro. Então, eis uma felina entre a transmutação de metais e a descoberta de poções. Vamos ver no que isso vai dar.


**********

E à noite a noite muda tudo.
Tudo é lua. Uma noite na tua.
Tuas estrelas. Tuas e agora minhas.

5 comentários:

  1. Alquimistas estão chegando!

    Gostei...tudo esta mudando realmente. Gostei de parar um pouco aqui no meio dos meus trabalhos as 3:59 da manhã e me deparar com os teus pensamentos. Este texto fez me lembrar de um comentário que fiz a respeito do livro O Segredo, livros de auto-ajuda..sei lá, mas sempre dou uma lida para imaginar como as pessoas agiriam ou não aquelas práticas.

    Parei meus olhos no trecho que diz..
    Precisamos aproveitar as oportunidades. A vida estaria cheia delas. Basta sentir e interagir. Acreditando ou não,...

    A vida não estaria, ela está, deve ser porque vou ficar mais velho daqui alguns dias que quase cochilei em pensar...li dois livros de Nietzsche há pouco tempo atrás, minhas filhas não entenderam muito porque eu estava devorando aquelas páginas, mas tenho um primo psiquiatra e adoro coloca-lo no divã. O duelo enrijece os músculos, circula o sangue e oxigena o cérebro...hehee.

    Bom, vou trabalhar mais um pouquinho aqui no escritório que os funcionários chegarão as 9:00.

    Grande beijo do amigo Paulo!

    ResponderExcluir
  2. Aproveitar as oportunidades, perceber as coincidências...
    Mas com muita calma, jamais mergulhar de cabeça nisto, imediatamente.
    Podemos nos enganar, podemos nos transportar para um mundo irreal,
    achando resposta para tudo, resposta que nós formulamos como gostariamos que fosse.
    Bjs,
    Eliane

    ResponderExcluir
  3. paulo, ler nietzsche é sempre bom. se passastes do primeiro livro, não tem volta. já é vício. aproveita!

    eliane, tu me conheces e sabes que eu sou uma extremada. muito dinamismo forçado ao equilíbrio, como escreveu o fernando pessoa. mas talvez estejas certa. afinal, a virtude pode estar no meio-termo. ;)

    obrigada aos dois pelas visitas no blog!

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas a auto-ajuda está aí!!! (Fazendo a defesa. :D) Em boa parte dos textos do blog! A questão sobre auto-auda é que ela é como político ruim, é fácil de encontrar porcarias ao redor... Só isso. A auto-ajuda, na verdade, é senão um segmento da filosofia. Aquilo que Aristóteles fala sobre felicidade no Ética a Nicômaco é a mesma tentativa de compreender as causas deste estado de espírito que muitos outros também tentam, hoje, modernamente, nesses livros...

    Eu acho a auto-ajuda ruim muito boa na verdade, hehe... Porque ela expressa o que nunca deveríamos ter perdido..., que todos somos filósofos e devemos pensar nosso bem-estar e felicidade, a nossa causa final antes de tudo! Mesmo que seja para errar (seres humanos....?).

    Ah, Dani, desculpa desabafar no teu blog, tu sabes que eu adoro teus escritos... É que a auto-ajuda é malhada e remalhada... É um rótulo... Não existe este segmento literário: livros de pseudoterapeutas com respostas para seus problemas... Existe filosofia sobre o bem-estar. De grande e de pequenos filósofos...

    Dani, teus textos estão cheios de auto-ajuda! E da melhor qualidade! hehe

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. luís, amigo virtuoso, estou me sentindo no liceu. rsrs...

    nada de pedir desculpas, ok? doces desabafos como os teus são sempre bem-vindos por aqui. ;)

    bjo. e obrigada pelo carinho, querido!!!

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.