Miados portenhos

Definir Buenos Aires em poucas palavras é difícil. Cosmopolita e aconchegante? Rebelde e romântica? Agridoce? De rock e tango? Qualquer semelhança não é mera coincidência... Me senti em casa no primeiro minuto em que pisei nas terras argentinas. A gata se perdeu em livrarias, cafés, museus e largas avenidas delineadas por prédios imponentes, que me fizeram olhar para o céu portenho várias vezes e me lembrar que, sim, ele é sempre azul, ainda que em dias acinzentados.

Foto: Pelo centro...

São ruas e mais ruas desenhadas por praças, monumentos históricos e parques. Gastronomia para todos os gostos e bolsos: do pancho à culinária internacional. Sem contar os cremosos e deliciosos helados, que, para uma felina assumidamente gulosa, foram uma perdição... Em quatro dias, e sem grandes gastos, acredite, dá para fazer roteiros legais para conhecer muitos lugares bonitos da cidade, com direito a uma pausa para um café [o tal do capuccino gelado com suco de laranja é um espetáculo!] entre uma caminhada ou outra, durante o dia, ou para uma[s] cerveja[s] durante a noite.


Foto: Pelos parques de Palermo...

E, por falar em noite, gostei do lilás dos ipês no final da tarde em Palermo e do colorido das luzes do Puerto Madero no início da noite. Mas adorei os bares boêmios de San Telmo, que rodeiam a simpática praça Dorrego. Nada mal para curtir a primavera noturna dos bons ares argentinos...



Foto: Pelos bares de San Telmo...

Enfim, se, na música do Nei Lisboa, o bonito são os telhados de Paris, neste post fica registrado que os mais lindos são, por enquanto, aos meus olhos, os de Buenos Aires. E, se é para registrar... Anote: se a saída de Buenos Aires estiver programada por via aérea, escolha uma companhia com opção de vôo noturno. A vista é linda, e só reforça a deliciosa sensação de nostalgia que fica ao se deixar a cidade.


Foto: Pelas estações de trem...


Em tempo: Obrigada, Eliane, amiga querida que me acompanhou durante estes quatro dias e que, mesmo cansada, no calor de mais de 30 graus, não desanimou em nenhum minuto. Querida, fostes uma companheira encantadoramente agradável. Gracias, chica! Vais tirar Frankfurt de letra. Tenho certeza! ;)

7 comentários:

  1. Também quero agradecer a excelente companhia que tive nestes 4 dias.
    Não vamos perder a receita...
    Beijos,
    Eliane.

    ResponderExcluir
  2. Ah, mais uma coisinha, adorei os comentários e as fotos.... que saudade !!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. não perderemos a receita, não! ;))

    podes comprar a mochila... hehe...

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. :) eu já tinha visto o post e já tinha gostado... de uns anos pra cá eu tenho devorado o mundo de forma intensa e buenos aires segue um dos meus lugares favoritos.

    quando puderes volte... passe por montevideo, colônia, depois siga até o Chile passando por Córdoba e Mendoza... vale o verão :)

    bjs!

    p.s. encontraste o DVD?

    ResponderExcluir
  5. oba! então significa que visitas o Beco de vez em quando :)

    devorar o mundo está nos meus planos. mas isso requer um planjamento bacana [de tempo e grana], né? agora que terminei a especialização e estou mais "folgada", dá para retomar o projeto.

    enquanto não tenho grana suficiente para isso, me aventuro pelas terras mais próximas. em fevereiro, me mando para o Uruguai. fui há alguns anos e adorei. e o Chile está nos planos de 2010 :D

    eu vi que tem o DVD nas Americanas. mas como eu não sou adepta aos passeios no shopping[blé!], vou esperar passar essa loucura consumista para depois encarar as lojas. dias antes de ler teu comentário eu tinha feito umas compras on line. pena. certo que eu teria incluído a tua sugestão no "carrinho" :)

    eu assisti esses dias ao Naturaleza Sangre. mas esperava mais :(

    viver de forma intensa é o que vale. eu demorei um pouco para aprender, mas estou conseguindo.

    beijos carinhosos e bom final de semana :)

    ResponderExcluir
  6. hei.... e desde quando ir para longe é condição para devorar o mundo... do que adianta conhecermos outro hemisfério se não conhecemos nosso quintal?

    tu vais gostar bastante do uruguay (como um bom milongueiro eu me nego a escrever com i no final)... montevideo é uma cidade sensacional... se PoA fosse como a capital uruguaya (com Y também... e pronunciada uruguaja, tri porteño) eu acho que eu seria bem mais feliz.

    beijo.
    te cuida.

    p.s.: em tempo, papinho de guria de colégio vivendo uma fase neo-hippie "não sou adepta a passeios no shopping" hahahahahahahaha... daqui a pouco abandona o salto alto.

    ResponderExcluir
  7. agora, com as tuas dicas, o Uruguay [é bonito escrito assim] ficou ainda mais atraente.

    quando estive lá, gostei muito de Atlantida :) desta vez, acho que vou "albergar" em Punta del Diablo.

    beijos.
    e até!

    em tempo: isso me lembra patricinhas pseudo-hippies usando batas de R$ 300,00 e desfilando no Fusion do papai. haha!

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.