E no país do Carnaval, do BBB, e afins, é isto que acontece...

[a gata bufa!]


Em Iporá, milhares de livros vão parar no lixão

Milhares de livros didáticos, enciclopédias e dicionários, entre novos e usados, foram descartados no fim da semana passada no lixão de Iporá. São publicações que deveriam ter sido encaminhadas a escolas públicas da região, mas por motivo ainda desconhecido, nunca chegaram às mãos dos estudantes.

Segundo denúncia anônima feita a vereadores da cidade, todo o material pertenceria à Subsecretaria Estadual de Educação da Região de Iporá, que seria responsável por escolas em nove municípios. Além dos livros, documentos relacionados à contratação de professores, férias de funcionários da subsecretaria e milhares de cartões de identificação de alunos, confeccionadas pela União de Goiás dos Estudantes Secundaristas (UGEs) que jamais foram entregues.

A situação causa indignação. Montanhas de livros, alguns lacrados e cheirando a novo, misturados entre todo tipo de dejetos, quando poderiam estar compondo bibliotecas, material de alunos carentes ou, na pior das hipóteses, serem reciclados. Os funcionários que trabalham no lixão se mobilizaram para encaminhar a denúncia à Câmara de Vereadores.

De acordo com uma testemunha sobre como ocorreu o descarte dos livros, que pediu para não ser identificada, a ordem para despejo do material foi feita já no fim do expediente da última sexta-feira e também de sábado, para evitar que houvesse alarde sobre o que estava indo para o lixo. Outras fontes informaram ao POPULAR que havia uma ordem também para que tudo fosse enterrado o mais rapidamente possível. No total, dois caminhões modelo F-12.000, da prefeitura da cidade, tiveram as caçambas lotadas de papel e material didático. Uma estimativa extra-oficial, feita pelos próprios vereadores, calcula que pelo menos 12 mil publicações foram jogadas fora.

O prefeito da cidade José Antônio da Silva Sobrinho informou que vai se pronunciar sobre o caso hoje. Por meio de sua assessoria, comunicou apenas que não havia interesse da prefeitura em esconder o material, já que não sabia qual o conteúdo, e que o descarte foi feito apenas a pedido da subsecretaria.

As polícias militar e civil foram acionadas ontem e já começaram as investigações para apurar quem foi o responsável por se desfazer dos livros, dicionários e até fitas VHS com teleaulas gravadas. Foram recolhidos dezenas de fardos de material novo, encaminhados às delegacias locais. Policiais militares também patrulham a região do lixão para evitar que livros sumam.

Promotor de Justiça de Iporá, Denis Augusto Bimbati Marques afirmou será instaurado um inquérito civil para desvendar a origem dos livros. Para Denis, o crime pode configurar improbidade administrativa e, dependendo da punição, o responsável pode perder o cargo e ser obrigado a pagar multa. "Há muitas incógnitas com relação ao material jogado fora. Porque carteirinhas de estudante prontas nunca foram entregues? É dinheiro público jogado fora", disse o promotor.

O Ministério Público já elaborou relatório sobre a situação do descarte no lixão, que será anexado a relatórios das polícias civil e militar. Denis explicou que será dada prioridade nas investigações sobre o caso, mas preferiu não adiantar em quanto tempo deverá formalizar acusações. "Já podemos até antever crime nessa situação. É um absurdo que em um país como o Brasil, com tantos analfabetos, livros sejam jogados fora", concluiu o promotor.

5 comentários:

  1. Muito obrigado.
    Tenho estado a pensar nisso... Vamos ver se retomo.
    Um abraço. =)

    ResponderExcluir
  2. É o que resta nesta sociedade imunda e desprezível. Revolta-me a idiossincrasia desse povo... que tb é minha, sua e nossa! vamos respirar necessidades de aprendiz.

    ResponderExcluir
  3. é, Rod, é brabo! mas a gente tenta e segue em frente. da nossa maneira.

    alguém tem que subverter ;)

    rugidos!

    ResponderExcluir
  4. É um absurdo, eu mesma vivenciei isso a poucos dias, caixas e caixas de livros NOVOS em frente a uma escolda de Getúlio Vargas/RS, jogadas no lixo!!!!
    Peguei o que pude levar e os mesmos receberam um ótimo destino, têm alunos aqui de SC fazendo uso, felizmente!

    Um beijo Dani, teu blog é sempre uma delícia!!!!

    ResponderExcluir
  5. bah, mas agora virou moda?

    revoltante!

    ainda bem que arrecadaste alguns :)

    beijos, querida, é sempre bom te ver aqui.

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.