De Antônia


Antônia é uma menina às avessas. Não gosta de coisas caras. É avessa a contratos. Não faz pactos. Não compra carros caros, e não vai a hotéis cinco estrelas. Prefere beijos demorados a breves apertos de mão. Antônia é uma menina distraída. E gosta do Leminski e do Ramil. Antônia é um amor de menina. Gosta de doce de leite e de banho de chuva. Hoje em dia todo mundo tem medo de chuva porque pode virar temporal e não come doce de leite porque engorda. Mas Antônia faz tudo às avessas. E não gosta de azul, como quase  o mundo inteiro gosta. Ela gosta de todas as cores juntas. Acorda cedo e colhe flores, afaga o gato, depois arruma a casa. Antônia trabalha o dia todo. Estuda de noite. E sai com as amigas no final de semana. Mas nem todos os finais de semana, porque ela também gosta de ficar sozinha. Antônia me disse, uma vez, que ninguém é sozinho, e que as pessoas só estão sozinhas por um tempo, e porque talvez precisem.  E que o verbo estar a gente pode conjugar de outra maneira. E que, se a gente quiser, pode até trocar de verbo. Antônia fala uma porção de coisas certas. E eu acho que ela brinca com as palavras de um jeito bonito. Mesmo as notícias tristes, bem tristes, Antônia conta bonito. Eu queria ser Antônia. Ser menos eu e mais Antônia. Mas Antônia é feita às avessas. E eu preciso ser correta. Pelo menos daqui em diante. Me disseram que eu preciso ser correta. O avesso de Antônia. Sem verso. Correta.      

4 comentários:

  1. O mundo que realmente precisamos necessita da presença de Antônias. Obs.: Cuidado c/ o layout do blog, tive dificuldade de visualizar o post.
    Porradas de cá.

    ResponderExcluir
  2. precisa de Antônias, sim, Edu. mas elas são tímidas :(

    obrigada pela visita e pela dica. embora eu goste deste plano de fundo, concordo que ele dificulta a leitura.

    inté! :)

    ResponderExcluir
  3. Antônia me deu o que pensar quando tu contaste que ela disse que ninguém é sozinho etc e tals... É bonito de ler, enche o peito de esperança, mas não sei se é realmente verdade.

    ResponderExcluir
  4. sabe, Geraldo, aquela hora em que a gente cria verdades para poder acreditar nelas?

    :))

    ResponderExcluir

palavras são apenas palavras,
movimentam o mundo desde
sempre, mas nem todos sabem.