Definir Buenos Aires em poucas palavras é difícil. Cosmopolita e aconchegante? Rebelde e romântica? Agridoce? De rock e tango? Qualquer semelhança não é mera coincidência... Me senti em casa no primeiro minuto em que pisei nas terras argentinas. A gata se perdeu em livrarias, cafés, museus e largas avenidas delineadas por prédios imponentes, que me fizeram olhar para o céu portenho várias vezes e me lembrar que, sim, ele é sempre azul, ainda que em dias acinzentados.

Foto: Pelo centro...
São ruas e mais ruas desenhadas por praças, monumentos históricos e parques. Gastronomia para todos os gostos e bolsos: do pancho à culinária internacional. Sem contar os cremosos e deliciosos helados, que, para uma felina assumidamente gulosa, foram uma perdição... Em quatro dias, e sem grandes gastos, acredite, dá para fazer roteiros legais para conhecer muitos lugares bonitos da cidade, com direito a uma pausa para um café [o tal do capuccino gelado com suco de laranja é um espetáculo!] entre uma caminhada ou outra, durante o dia, ou para uma[s] cerveja[s] durante a noite.
Foto: Pelos parques de Palermo...
E, por falar em noite, gostei do lilás dos ipês no final da tarde em Palermo e do colorido das luzes do Puerto Madero no início da noite. Mas adorei os bares boêmios de San Telmo, que rodeiam a simpática praça Dorrego. Nada mal para curtir a primavera noturna dos bons ares argentinos...
Foto: Pelos bares de San Telmo...
Enfim, se, na música do Nei Lisboa, o bonito são os telhados de Paris, neste post fica registrado que os mais lindos são, por enquanto, aos meus olhos, os de Buenos Aires. E, se é para registrar... Anote: se a saída de Buenos Aires estiver programada por via aérea, escolha uma companhia com opção de vôo noturno. A vista é linda, e só reforça a deliciosa sensação de nostalgia que fica ao se deixar a cidade.
Foto: Pelas estações de trem...
Em tempo: Obrigada, Eliane, amiga querida que me acompanhou durante estes quatro dias e que, mesmo cansada, no calor de mais de 30 graus, não desanimou em nenhum minuto. Querida, fostes uma companheira encantadoramente agradável. Gracias, chica! Vais tirar Frankfurt de letra. Tenho certeza! ;)